Futajuda

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Colosso de Erechin, o Ypiranga Futebol Clube


Nome: Ypiranga Futebol Clube
Estádio: Olímpico Colosso da Lagoa
Presidente: João Aleixo Bruschi
Data de de Fundação: 18 de agosto de 1924
Cores: Verde e amarelo
Principal Torcida: Mancha do Ypiranga
Principais Títulos: Campeão Municipal (1928, 1945, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953), Campeão Gaúcho da 2ª divisão (1967, 1989, 2008);
Principais Craques que atuaram pelo clube: Paulo Gaúcho, Ailton, Sandro Pires   


Hino:
Nas planuras e serras tão lindas
Ypiranga! Ypiranga! em louvor!
Quer na paz, quer na luta, benvindas
As vitórias da força e do amor!
Nas planuras e serras  tão lindas
Ypiranga! Ypiranga! em louvor!
Quer na paz, quer na luta, benvindas
As vitórias da força e do amor!
Nossas cores, na pátria inspiradas,
Têm o verde da terra e do mar;
No amarelo refulgem as fadas
Do esplendor e riqueza sem par
E no campo se vêem, promissoras,
As defesas...e o ataque que avança...
Eia, vamos gentis torcedoras,
Para a glória da nossa esperança!
Autores:
Letra: Péricles de Góis Monteiro
Música: Ricardo Kreische


História: Ypiranga Futebol Clube da cidade de Erechin, nasceu em 18 de agosto de 1924. O grupo de fundadores era formado por João Reus Solon, Jacinto Godoy, Silvestre Pericles de Godoy, Monteiro e José Maria de Amorin, Nilo Amorin, Vitório Alavise, Ercília di Francisco e tantos outros. A fundação ocorreu devido a uma partida com o único clube existente na cidade, o Ítalo Brasileiro. O encontro do ítalo Brasileiro com o Douradense, com sede no interior denominado Dourados. A partida ocorreu no campo onde hoje é a praça Júlio de Castilhos.
Ao final do jogo, iniciou uma briga generalizada entre dirigentes, jogadores e torcedores. Segundo os fundadores, este foi o motivo da fundação do Ypiranga Futebol Clube. As senhoritas da época fundaram, uma torcida organizada que até rainha existia, o grupo se chamava "As legionárias". A primeira partida do canarinho ocorreu precisamente no dia 20 de setembro de 1924, contra o temível Ítalo Brasileiro, jogo vencido pelo Ypiranga por 1x0.

Infelizmente devido a mais um caso de má gestão de um clube de futebol brasileiro, o Ypiranga encerrou suas atividades por problemas financeiros em 2003, tendo retornado dois anos após, com novos patrocinadores, tendo conquistado o Campeonato Gaúcho de Futebol  Segunda Divisão em 2008. No ano seguinte, conquistou o Campeonato do Interior e uma vaga na Copa do Brasil 2010. Foi vice-campeão da Copa Arthur Dallegrave do mesmo ano, perdendo a final para o Inter B. Na Copa do Brasil de 2010 - a primeira na história do time gaúcho - enfrentou o Avaí Futebol Clube, tendo perdido o primeiro jogo por 3-0 em casa e sido eliminado da competição sem o jogo de volta.  Esse ano no gaúcho o Ypiranga quase se classificou para a s semi-finais do campeonato. O time jogou de igual para igual com o Grêmio, empatou no tempo regulamentar, e infelizmente perdeu nos penaltis por 4x2.



Fonte


Qual será o time de amanhã? Opine...

Nenhum comentário:

Postar um comentário